Gilberto Gil – Expresso 2222
Lançamento
1972
1973
http://www.gilbertogil.com.br/
Todos os créditos desse bootleg vai ao blog Toque Musical que ripou e etc. Eu apenas peguei, coloquei em VBR e arrumei o número e o nomes das faixas, além de tirar as falas do Gilberto Gil para ficar mais compacto. Se quiserem o bootleg completo e em 320kbps, clique aqui.Em 1973, o estudante de geologia da USP, Alexandre Vanucci Leme, foi torturado e morto pela repressão política do regime militar. Gilberto Gil, que estava em São Paulo, então recém chegado do exílio, foi procurado pelos universitários que o convidaram para fazer um show de protesto, improvisado no campus. Por volta de umas duas mil pessoas assistiram a esta apresentação nas dependências da Escola Politécnica da USP. Gil tocou e conversou com o público durante três horas de show. Esta apresentação foi registrada pelos estudantes em um gravador de rolo (benditos gravadores de rolo!). A fita ficou guardada e esquecida por um longo tempo. Apenas algumas poucas pessoas tiveram acesso a este material. As cópias em fita K7 eram fragmentadas e com um som de má qualidade. Vinte anos depois a fita master foi encontrada e restaurada, inicialmente pelo músico do Grupo Rumo, Paulo Tatit, para um projeto de lançamento da gravação comercial em CD.
Fonte: hominiscanidae.org

1972
Gilberto Passos Gil Moreira (Salvador, 26 de Junho de 1942) é um cantor, compositor e político brasileiro.
Ele iniciou sua carreira como músico da bossa nova, mas logo começou a compor músicas que refletiam um novo foco de preocupação política e ativismo social, junto com seu parceiro Caetano Veloso. Foi Elis Regina quem lançou Gilberto Gil nacionalmente como compositor em 1967 com a gravação da música “Ensaio Geral”. Nos anos 70, Gil acrescentou elementos novos, da música africana e norte-americana, ao seu já vasto repertório, e continuou lançando álbuns como Realce e Refazenda. João Gilberto gravou a música “Eu Vim Da Bahia”, de Gil, em seu clássico LP chamado João Gilberto.
Em 1969, Gil e Caetano Veloso, cuja importância no Brasil era, e é, de certa forma comparável à de John Lennon e Paul McCartney no mundo anglófono, foram taxados de “subversivos” e presos pelo regime militar brasileiro instaurado após 1964. Depois de soltos, ambos mudaram-se para Londres. Gil começou a tocar com grupos como Yes, Pink Floyd e a Incredible String Band, e ao mesmo tempo continuava sua carreira solo. Nos anos 70, fez uma turnê pelos Estados Unidos e gravou um álbum em inglês.
Trabalhou com Jimmy Cliff com quem fez, em 1980, uma excursão e uma versão em português de “No Woman, No Cry” (em português, “Não chores mais”) sucesso de Bob Marley & The Wailers que foi um grande sucesso, levando o reggae para o Brasil.
Continuou gravando, fazendo shows e se envolvendo em várias causas sociais, e chegou a ser eleito vereador em Salvador, sua cidade natal, no início dos anos 90. Seu álbum de 1993, Tropicália 2, com Caetano Veloso inclui o “cover” de uma música de Jimi Hendrix, “Wait Until Tomorrow,” e é considerado um de seus melhores trabalhos desde o fim dos anos 60. Quando o presidente Luís Inácio Lula da Silva tomou posse em janeiro de 2003, escolheu Gilberto Gil para ser Ministro da Cultura do Brasil.





Lançamento
2019

Lançamento
1973

Lançamento
2025

Lançamento
1997

Lançamento
2024

Lançamento
2014


Lançamento
2015

Lançamento
2017

Lançamento
1971

Lançamento
2020

Lançamento
2019

Lançamento
2019

Lançamento
2018

Lançamento
2010

Lançamento
2023







