Tulipa Ruiz – Habilidades ExtraordinĂĄrias
Lançamento
2022
2010
Por mais que jĂĄ estivĂ©ssemos bem servidos de novas cantoras, falta uma que soubesse tanto valorizar a tropicĂĄlia quanto soar contemporĂąnea. Que bebesse no passado sem ter medo do futuro. NĂŁo falta mais. A paulista Tulipa Ruiz estrĂ©ia cantando mĂșsicas suas, do pai (o guitarrista Luiz Chagas, parceiro de Itamar Assumpção) e do irmĂŁo. Sua desenvoltura em faixas como Ăs vezes e Aqui nĂŁo deixa dĂșvidas que esse Ă© um dos bons lançamentos do ano…
         Â
Fonte: hominiscanidae.org

2022

2015

2012
Nascida em Santos, Tulipa cresceu na cidade mineira de SĂŁo Lourenço. Seu contato com a mĂșsica começou cedo, influenciada pelo pai, Luiz Chagas, jornalista e guitarrista da histĂłrica banda Isca de PolĂcia de Itamar AssumpcĂŁo. Na adolescĂȘncia, a cantora teve um programa de rĂĄdio, fez coral e estudou por cinco anos canto lĂrico com a maestrina Edna de Sousa Neves. Mudou-se para SĂŁo Paulo, onde estudou Multimeios. Apesar de ter integrado bandas durante a faculdade, tratava a mĂșsica como hobby. Formada, trabalhou como ilustradora e redatora por anos atĂ© que começou a participar informalmente de alguns projetos musicais. O convite para o primeiro show, criou a necessidade de ter uma banda.
De lĂĄ para cĂĄ a fĂŁ de Robert Crumb, Manoel de Barros, Joni Mitchell e Yoko Ono, se assumiu cantora. Depois de sua estreia bem recebida no Prata da Casa, Tulipa gravou seu primeiro disco âEfĂȘmeraâ, lançado em show â eleito o melhor do ano pelo jornal Folha de SĂŁo Paulo â no AuditĂłrio Ibirapuera.
O ĂĄlbum foi considerado o melhor disco de 2010 pela revista Rolling Stone, um dos melhores do ano pelo jornal O Globo e um dos melhores da dĂ©cada pela Folha de S. Paulo. A mĂșsica que dĂĄ tĂtulo ao disco faz parte da trilha sonora do FIFA 2011, um dos videogames mais populares do planeta. O sucesso do ĂĄlbum ainda rendeu a Tulipa o tĂtulo de melhor cantora de 2011 no PrĂȘmio Multishow pelo jurĂ especializado, alĂ©m de uma indicação como artista revelação no VMB do mesmo ano. âSĂł Sei Dançar Com VocĂȘâ, faixa do primeiro disco, Ă© trilha sonora de uma das protagonistas da novela âCheias de Charmeâ, da TV Globo.
AlĂ©m dos mais de 150 shows realizados com âEfĂȘmeraâ por todo o Brasil, a cantora se apresentou sete vezes no exterior. Participou do festival belga Europalia e levou seu show a paĂses como Inglaterra, ItĂĄlia, Portugal, França, Dinamarca, Argentina, ColĂŽmbia e Estados Unidos. Na Inglaterra, seu ĂĄlbum ganhou crĂtica positiva no The Guardian, um dos mais importantes jornais do paĂs. âTulipa (âŠ) tem todos os ingredientes para ser a prĂłxima grande celebridade do Brasil, graças a suas cançÔes e sua poderosa presença de palcoâ, analisou o jornalista Robin Denselow. O disco ainda foi eleito pelo jornal britĂąnico The Independent um dos melhores ĂĄlbuns de 2011. Nos Estados Unidos, a cantora contou com a presença, na plateia, de David Byrne, que declarou algumas vezes para a imprensa que Tulipa Ă© uma das cantoras brasileiras da nova geração que mais chama sua atenção.
Em julho de 2012, lançou âTudo Tantoâ. O ĂĄlbum, selecionado no Edital Nacional 2011 do Natura Musical, tem produção de Gustavo Ruiz, arranjos de cordas e sopros de Jacques Mathias. O disco traz onze faixas, incluindo parceria com Criolo, participaçÔes de Lulu Santos, SĂŁo Paulo Underground, Daniel Ganjaman, Kassin e Rafael Castro.
Tulipa jå dividiu o palco com nomes como Milton Nascimento, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, Lenine, Nação Zumbi (Rock in Rio 2011) e a cubana Yusa.





Lançamento
1973

Lançamento
2021

Lançamento
2013

Lançamento
2013

Lançamento
2022

Lançamento
2024

Lançamento
2014

Lançamento
2015

Lançamento
2019

Lançamento
1974

Lançamento
2025

Lançamento
2013


Lançamento
2014

Lançamento
2015

Lançamento
2013







