Rincon SapiĂȘncia – Mundo Manicongo: dramas, danças e afroreps
Lançamento
2019
2017
Chico-Rei Ă© um personagem um tanto conhecido na tradição oral de Minas Gerais. A lenda do rei do Congo que veio para o Brasil como escravo jĂĄ foi tema de filme, de samba-enredo, de mĂșsica do Milton Nascimento e ainda apareceu em alguns poemas do livro O Romanceiro da InconfidĂȘncia (1953), da CecĂlia Meireles. Agora Ă© a vez do rapper paulistano Rincon SapiĂȘncia de resgatar a histĂłria do herĂłi negro para dar mote ao seu disco de estreia, o Galanga Livre, que sai nesta quinta-feira (25). Galanga seria o nome que Chico-Rei teria tido quando ainda era monarca na Ăfrica, antes de ser capturado e vendido como escravo para trabalhar na extração de ouro em Vila Rica (atual Ouro Preto). A maior parte das histĂłrias do folclore mineiro contam que Chico-Rei juntou ouro das minas para poder trocĂĄ-lo por sua alforria, de seu filho e de seus irmĂŁos africanos, que posteriormente o proclamariam rei de Ouro Preto. Na faixa de introdução do disco e na musica seguinte, “Crime BĂĄrbaro”, no entanto, o rei-escravo mata seu senhor e Ă© obrigado a fugir para, sĂł assim, alcançar sua liberdade. “‘Crime BĂĄrbaro’ Ă© baseada num conto fictĂcio de minha autoria. Tanto nele quanto na mĂșsica, no lugar de Galanga simplesmente comprar sua libertação, como conta a lenda original, o escravo assassina aquele que o escraviza”, explicou Rincon em entrevista ao Noisey. “Isso faz com com que o personagem passe a ter um mix de sentimentos: o de alĂvio e de heroĂsmo por estar finalmente livre, misturado com o de medo por ter que viver fugindo.”… VIA         Â
Fonte: hominiscanidae.org


2014
Rincon SapiĂȘncia tem como nome de batismo Danilo Albert Ambrosio, Ă© poeta, mc e beatmaker, residente da Cohab 1, nascido no dia 09/09/1985 inciciou sua carreira no ano 2000. Passando pelos nomes Rincon X e Mc Shato começou seu trabalho com a banda MD38(MuniçÔes da 38) e no decorrer dos anos passou pelos grupos Ăbanos, 2Âș Assalto, Plano B, EquilĂbrio Insano e Porte Verbal, grupo no qual gravou um albĂșm entitulado “as coisas vĂŁo melhorar…” lançado pela Salmus ProduçÔes em 2003, trabalho que circulou no circuito gospel mesmo nĂŁo sendo evangĂ©lico.
Pelo fato de começar a cantar cedo e sozinho, sempre contou com o suporte de grupos mais experientes como RaciocĂnio Negro, CĂłdigo 44, Apocalipse Urbano, FtF Crew, Primeira Audição e no ano de 2005 se aliou ao selo Plano Ăudio idealizado pelo mc Kamau integrante do grupo “Simples”, junto com o mesmo lançou sua primeira faixa “Aventureiro” que saiu no disco do Simples “Escuta aĂ”, aliado ao grupo chegou a se apresentar em diversos lugares de SĂŁo Paulo e atĂ© mesmo fora da cidade.
Em constante atividade, sempre utilizou o rap como ferramenta de articulação, atuando tambĂ©m no nĂșcleo de hip hop “hip de la hop”, juntamente com o coletivo desenvolvia atividades sociais como eventos de hip hop, discussĂ”es temĂĄticas, exibiçÔes de vĂdeos e oficinas de poesia.
Na mĂșsica começou a a se destacar fazendo rimas de improviso em festas de microfone abrerto e em 2005 participou do FĂłrum Social Mundial que foi realizado em Porto Alegre, onde competiu e venceu o campeonato de Improviso que ocorreu no evento, onde o pĂșblico sugeria os temas e os mc..s competiam entre si desenvolvendo rimas com os temas sugeridos.
Influenciado por diversos rĂtmos passou por uma fase experimental longe do rap, onde chegou a compor mĂșsicas de samba, reggae e dance hall, chegando a se apresentar com a banda de new roots/dance hall QG Imperial, fase muito produtiva em sua carreira resultando em um grande amadurecimento musical.
Mesmo em carreira solo Rincon SapiĂȘncia sempre conta com a presença do raggaman Muskitu(Mr.Flai) e tambĂ©m com a presença do Dj A.s.m.a, parceria que percorre desde o ano de 2004. Atualmente faz parte do grupo AudĂĄcia onde conta com a presença de Cafuris, RG, Rocha(QI Alforria) e RaphĂŁo(U Afro) e vem preparando seu primeiro disco ainda sem previsĂŁo de lançamento.
Defendendo a resistĂȘncia artĂstica da periferia, Rincon SapiĂȘncia Ă© mais um dos representantes dessa nova safra do rap brasileiro, carregando consigo elementos primordiais para o rap nacional. Amor, Ideologia e TĂ©cnica.
Em 2010 ganha fama nacional ao participar da musica “Tarde Pra Desistir” do albĂșm “Projeto Paralelo” da banda NX Zero.
Rincon agora prepara, para o final de maio de 2017, o lançamento do seu aguardado ĂĄlbum de estreia, intitulado âGalanga Livreâ, onde se intensificou a imersĂŁo do rapper no universo da mĂșsica africana, trazendo influĂȘncias da negritude que vĂŁo desde a capoeira atĂ© o blues, passando pelo cĂŽco e pela tropicĂĄlia, atĂ© o afrobeat, permeadas pela veia rock and roll que caracteriza a obra de Rincon. Entre as cançÔes, destaca-se a exaltação da afrodescendĂȘncia, a exemplo do tĂtulo do disco, uma referĂȘncia ao personagem mĂtico Galanga, monarca africano que, ao ser escravizado e trazido ao Brasil, conseguiu libertar a si e a outros escravos, ficando conhecido como Chico Rei.





Lançamento
1975

Lançamento
2022

Lançamento
2019

Lançamento
2020

Lançamento
2010

Lançamento
2018

Lançamento
2017
![Vitor AraĂșjo – [[ M-II ]] LTâs Post-Studies](https://cenaindie.com/wp-content/uploads/2025/10/vitor-araujo-m-ii-lts-post-studies-32764-386x386.jpg)
Lançamento
2022

Lançamento
2024

Lançamento
2024

Lançamento
1960

Lançamento
2021

Lançamento
1970

Lançamento
1954

Lançamento
2018

Lançamento
2024







