Mundo Livre S/A – Novas Lendas da Etnia Toshi Babaa
Lançamento
2011
2021
O Mundo Livre S/A, banda pernambucana formada em 1984, na cidade de Recife, após o término de três bandas Punk (Trapaça, Serviço Sujo e Câmbio Negro) tendo como líder o cantor e compositor Fred 04, um dos expoentes ao lado de Chico Science e Nação Zumbi, pela fortificação e ascensão do movimento conhecido como Manguebeat, ressurge nesse início de 2022, trazendo uma leitura fidedigna do nosso atual cenário político e econômico, expondo as mazelas, os achismos e negacionismos implantados depois das eleições de 2018, fortemente representada pelas perigosas fake News. O novo álbum de estúdio ‘Walking Dead Folia (Sorria Você Teve Alta!), possui uma representatividade tremenda, mesmo antes de você colocá-lo para tocar é possível se sentir representado pela sarcástica e honesta capa do disco (retrato fiel do Brasil), muito bem elaborada e pensada pelo ilustrador Wendell Araújo, que une o mundo apocalíptico do seriado de TV The Walking Dead com as folias e aglomerações do verdadeiro carnaval que virou o país. Uma imagem tropicalista que fala mais do que mil palavras, e imprime de forma sagaz o (des)governo de gestões maiores do Brasil em relação à pandemia da Covid-19 propagando fake News, ridicularizando a vacinação e a ciência. Uma capa que define muito bem o contexto ácido e urgente do novo disco. O ano mal começou e já se consolidou na antologia histórica pela forte presença do Mundo Livre S/A, e não poderia vir em momento mais oportuno. Com certeza vai ser aquela obra que irá causar certas “revoltinhas” na “boiada boçal”, elitizadas pela figura de um ser abominável… Continue Lendo no Teoria Cultural
Fonte: hominiscanidae.org

2011

2009

2022

2005
A história do Mundo Livre S. A. começa no início dos anos 90, em Jaboatão dos Guararapes. Foi nessa cidade vizinha ao Recife que nasceu Fred Rodrigues Montenegro, hoje mais conhecido por “Zero Quatro”. Sua biografia dos tempos pré-música é a de qualquer criança de classe média da época. Ou seja, ele jogou futebol, ganhou um monte de irmãos, e cantou o hino nacional no pátio da escola, no caso o Colégio Militar, cujas marchas ainda hoje costuma cantar em noites de embriaguez.Foi em Jaboatão, também (mais especificamente no bairro de Candeias), que, ainda um teenager, ele descobriu o poder dos palcos. A memória mostra nosso herói junto com os amigos numa churrascaria, assistindo ao show de uma banda terrível quando, de repente, foi convidado para tocar pela primeira vez numa guitarra de verdade. Mágica! Daí em diante, ter uma banda passou a ser uma obsessão…
Seu primeiro grupo de verdade foi o “Trapaça”. Estamos no início dos anos 80, época da explosão do punk brasileiro. A influência de bandas do ABC paulista como “Cólera”, “Olho Seco” e “Inocentes”, provocou o fim precoce do Trapaça e o surgimento de sua segunda banda, a “Serviço Sujo”. Gritando toda a paranóia em letras inspiradas no 1984 de George Orwell, Fred desfilava alfinetes, coturnos, uma velha e surrada pasta 007 e camisas pretas com slogans do tipo “Abaixo a Poesia”. Desfilava, também, um novo codinome: surgia o “Rato”, um sujeito e um som muito à frente de uma Recife fascinada ( uma minoria ) e indiferente ou francamente hostil ( o vasto rebanho ). O tédio dos anos 80 deixou a raiva do punk amadurecer, se transformar num cinismo calculado, e, assim, o “Serviço Sujo” deu lugar ao “Mundo Livre S. A.”, um nome de clara inspiração Malcom Maclareana, destinado a ridicularizar a guerra fria revisitada da presidência Reagan e as engrenagens da indústria do disco. O “rato” dos primórdios do punk se transformou, então, em “Zero Quatro”, disfarce inspirado nos dois últimos algarismos de sua cédula de identidade.
Hoje, o Mundo Livre é uma unanimidade na música brasileira do novo milênio. As letras de Zero Quatro, narrando com rara poesia assuntos tão diversos como a globalização, as desventuras do Timor Leste ou as musas de biquini branco, estão entre as melhores do pop nacional. E ninguém no Brasil pós- colapso da modernização desvenda melhor os mistérios do samba que esses pernambucanos.
Que venham, então, os próximos capítulos das aventuras do subcomandante Zero Quatro e seu mundo livre s/a …
Release por Renato L e Zeroquatro





Lançamento
2025

Lançamento
1974

Lançamento
2024

Lançamento
2025

Lançamento
2024

Lançamento
2016

Lançamento
2021

Lançamento
1975

Lançamento
2015

Lançamento
2023

Lançamento
2012

Lançamento
1972

Lançamento
2012

Lançamento
2017

Lançamento
2019

Lançamento
1972







