Metá Metá – EP 3
Lançamento
2017
2020
Chega ao mercado uma coletânea do Metá Metá em vinil. Com músicas que vão desde seus primeiros registros, o LP reúne diversos momentos dos 12 anos de carreira do grupo. O disco traz faixas dos três EPs virtuais lançados pelo trio, interpretações da obra de Jards Macalé e Capiba e gravações extras de Gira, trilha sonora feita para a companhia de teatro Grupo Corpo em 2017. Igbá é palavra do Iorubá que designa a cabaça que contém os objetos de culto e adoração a um Orixá. Muito utilizado nos assentamentos sagrados, o objeto também é uma vasilha com diversas utilidades. Banda formada em 2008, Metá Metá significa no mesmo idioma africano a ideia de “Três em um”. Não à toa, a expressão batiza o trio composto por Kiko Dinucci, Juçara Marçal e Thiago França. Com três álbuns de estúdio lançados, todos em LP, o grupo passeia por influências da música afro-brasileira e do jazz; e explora sonoridades experimentais através de seus arranjos… Leia mais no Disconversa
Fonte: hominiscanidae.org

2017

2017

2016

2015
O compositor e violonista Kiko Dinucci, a cantora Juçara Marçal e o compositor e saxofonista Thiago França lançam o disco “Metá Metá”, com canções de Siba Veloso, Maurício Pereira, Lincoln Antonio, Douglas Germano, por exemplo, além de músicas de Kiko Dinucci e parcerias.
O trio formado por Dinucci, Juçara e França investe em arranjos econômicos que ressaltam elementos melódicos e signos da música de influência africana no mundo. O disco tem sido citado e elogiado em veículos internacionais como o jornal francês Vibrations Music e a revista inglesa Wire, na qual foi apontado como o álbum brasileiro de 2011, pelo jornalista inglês Russ Slater, além de receber ótimas críticas no Estadão, Folha de São Paulo, O Globo entre outros veículos de destaque no Brasil.
O lançamento digital de “Metá Metá” aposta na integração entre música e imagem e traz vídeos assinados por convidados: os artistas plásticos Edith Derdyk, Tatiana Blass,Marcelo D`Salete e Gina Dinucci e o diretor de cinema francês Jeremiah são alguns deles. O álbum será disponibilizado gratuitamente no aplicativo musical Bagagem, criado pelo grupo Axial, que traz as faixas em mp3, os vídeos de cada música, encarte e ficha técnica. O software também permite interação do ouvinte com os artistas por meio de uma rede social do próprio aplicativo. Em agosto, “Metá Metá” (Selos – Circus/ Desmonta) ganha edições em vinil e CD.
O termo metá metá, na língua Iorubá, falada pelo grupo étnico africano que habita a Nigéria, faz referência à ideia da tríade. De acordo com o pesquisador Nei Lopes, no livro “Logunedé: Santo menino que velho respeita”, a palavra metá significa três. Assim, metá-metá pode ser traduzido, em um sentido mais próximo à tradição africana, como a síntese de três elementos em um.
Em “Metá Metá”, a tríade aparece nos arranjos para voz, violão e sax (ou flauta) em boa parte do repertório, que inclui faixas como “Obá Iná”, de Douglas Germano, e “Vias de Fato”, parceria de Germano com Edu Batata e Kiko Dinucci. Há também o cavaquinho de Rodrigo Campos na música “Samuel”, parceria do músico com Dinucci.
Kiko Dinucci é compositor e violonista. Tem seis discos lançados: “Padê” (2008), com Juçara Marçal; “Pastiche Nagô” (2008), com Bando AfroMacarrônico; “O Retrato do Artista Quando Pede” (2009), com Duo Moviola, e “Na Boca dos Outros” (2010), com vários intérpretes e Passo Torto (2011) com Romulo Fróes, Rodrigo Campos e Marcelo Cabral. Lançou em 2006 o documentário “Dança das Cabaças – Exu no Brasil”
Juçara Marçal, cantora, além do disco “Padê” (2008), gravou os discos “Turista Aprendiz” (1999), “Baião de Princesas” (2000) e “Trilha, Toada e Trupé” (2007), com o grupo A Barca; “Flor D’Elis” (1998), “180 anos de samba cantando Adoniran & Noel” (2002), ao lado de MPB4, Luiz Tatit e Roberto Silva, e “Ser Tão Paulista” (2004), com o grupo Vesper Vocal.
Thiago França, saxofonista e compositor, lançou em 2008 o disco “Na Gafieira”. Já dividiu palco com nomes como Elza Soares, Instituto e Nelson Sargento. Colabora atualmente com artistas como Romulo Fróes, Rodrigo Campos, Criolo e Lurdez da Luz. Dirige a Gafieira Nacional e lançou em 2011 o disco de seu novo projeto, Marginals.





Lançamento
2023

Lançamento
2025

Lançamento
1989

Lançamento
1969

Lançamento
2022

Lançamento
2025

Lançamento
2019

Lançamento
2025

Lançamento
2020

Lançamento
2017

Lançamento
2016

Lançamento
2024

Lançamento
2017

Lançamento
2025

Lançamento
2019

Lançamento
2024







