Mascote & Digmanybeats – Práxis
Lançamento
2025
Pelo que podemos acompanhar do que tem sido lançado nos últimos anos no rap nacional, o rap mainstream comprou a lógica neoliberalista com todo o fervor que o seu público ignorante abraçou. No vídeo de anúncio do último lançamento do BK, há uma busca por um nomadismo africano que seria uma releitura de que os elos fracos da corrente do bando, uma vez que se enfraquece, devem ser deixados para morrer. Algo inclusive, presente em imagens não apenas em discurso. Neste sentido, o Vol.2 da trilogia do Mascote: “Meus Amigos” é uma continuação necessária e que por pouco não ficou soterrada pelas dificuldades de produção do underground. Era para ter sido lançado em 2015, logo após o Vol.1 “EU”, mas por esses problemas ficou engavetado por 10 anos. Mascote traz nessa segunda parte de sua trilogia, não tão falada quantos outras importantes do rap nacional, toda a carga de vivências e ideias que ele construiu nessas mais de duas décadas de carreira. As produções são de seus parceiros DJ Crick, Scott Beats, Henrique Jonas, Saidnobeat, Caio Neri & DJ Mako, Leleco San e Nelo… Continue Lendo no Insta do Oganpazan
Fonte: hominiscanidae.org

2025

2024

2024

2023
Rapper Algarvio, nasceu no dia 8 de Agosto de 1990.
Cresceu em Olhão no bairro das “Panteras” e teve o primeiro contacto com a poesia por volta de 97/98 nas aulas de poesia que lhe despertaram imediatamente um grande interesse em escrever e ler com mais frequência.
O seu irmão (Marco) apareceu lá por casa com umas cassetes de Da weasel, Mindagap, Black Company e 2001 o rap já estava a chamar a atenção dos seus amigos lá da zona, Rebel, Sen, Chinês, Eskilo, Ibraima, Thug entre outros e foi ai que teve acesso aos primeiros cds de HIPHOP TUGA.
As suas maiores influencias foram Mundo-Expião, Mindagap, Boss Ac, Sam the Kid, Xeg, 8125″QUARTEIRA”, Chullage, Kodigo 03, Dealema, Jcap
Meados de 2002/2003 começou a ter noção de como se processavam as coisas e a ter alguns instrumentais para puder ouvir em casa, escreveu algumas letras mas nunca tinha gravado nada e foi em OLHAO que conheceu o primeiro grupo da zona “ULTIMO IMPÉRIO” que teve um papel importantissimo na história da cidade.
Com uma vida um pouco caricata mudou-se para Loulé e conheceu “Boraféh”(hoje em dia um dos seus melhores amigos), Formaram então o seu primeiro grupo ” MOVIMENTO SECRETO”, gravaram os primeiros sons em beats retirados da Internet.
Olimpz, Shot, Chyna, Killer, Jacob, entre outros amigos tiveram um papel muito importante em toda a sua trajectória, gravaram algumas coisas no “UNDERSHOT” mas nada de sério.
Num “Hall of Fame” organizado pelo Sen, apresentaram-lhe ao Wuser do “SUBMUNDO” que imediatamente o convidou a ir ao estúdio em Quarteira, disse-lhe que podia contar com ele para evoluir, que podia gravar no Submundo, cantar em concertos com eles e passaria assim a fazer parte da grande krew ” SUBMUNDO”.
Em 2004 formou-se a sua primeira Krew “séria”, “MENTES DESINIBIDAS” com KREATIVO, com o apoio de V.One, Submundo, RK, JV, WUSER, STEALTH, NCM, SHOT que ajudaram em alguns beats originais e condições para gravar. Aprendeu a lidar com palcos ao lado do Kreativo. Havia uma magia e um clima em cima do palco inexplicável e esse grupo deixou bem firme a sua marca.
Numa conversa com o bandido ” THUG_PDG” surgiu a ideia de formar os POETAS DO GUETTO (PDG), o conceito do grupo sempre foi fazer rap forte, representar Olhão, conectar a Krew com os rappers que sentiam mais e a pouco e pouco foi-se construindo uma grande ligação entre todos.
Em 2006 surgiu a Krew “KONTRABANDO MUSICAL” conexão de Mascote, Kreativo, K.Klave, e Olimpz sendo que mais tarde juntaram-se também Kristóman e Stealth. Kontrabando foi crescendo em termos de colectivo e o Mascote ficou á frente do barco juntando o Stopy, Buia, Estrela, Marcelo, Élio, Boraféh, entre outros. Deram alguns concertos e ainda existem embora um pouco distantes porque a vida muda e o tempo não espera.
Em 2010 juntou algumas letras antigas com algumas rimas mais actuais e gravou a mix-tape “OPENMIC” com WUSER do SUBMUNDO. Ao mesmo tempo gravou o Manifesto para a mix-tape de São Clemente com o Olimpz, uma mix-tape louletana feita pela “Velha Dignidade”(VD).
Entre sons a solo e gravações com os vários grupos que fez e faz parte, criou ligações com rappers que lhe ficaram muito próximos: Tribruto, Sagespectro, Manulla, Bentley, Kristóman, Séthique etc…
Participou em projectos como: Mix-Tapes Férias no Algarve, Mix-tape São Clemente, Mix-tape Social Shock,Mix-Tape Moços Marafados de Tribruto, HIP HOP ALGARVIO Vol.1 e Vol.3, EP do Bentley Renascimento Mais forte que ontem, álbum de Sagespectro Perdidos e Achados, RapAtack c/ Dezman, Realpunch e Perigo Público, Rádio Inactiva de Rebel, entre outros feats.
Após todo este percurso surgiu uma proposta para começar a trabalhar na VELHA DIGNIDADE (VD) e aí fechou-se mais uma vez no seu retiro e começou a idealizar o conceito do seu primeiro trabalho a solo. Começou a cortar e trabalhar samples em busca da sua sonoridade horas a fio, com um dos seus melhores amigos Frutyloops e na companhia das suas canetas cadernos e pensamentos.
Agora está disponivel o seu EP. “VADIO E VAGABUNDO” totalmente cozinhado na Velha Dignidade.
Este EP conta com participações dos produtores Séthique, Sickonce, Prático, Moxo, Talismã, Jv. E com os Djs X-Acto e G.I.Joe.
A união faz a força. FIQUEM ATENTOS.





Lançamento
2017

Lançamento
1995

Lançamento
2014

Lançamento
2025

Lançamento
2013

Lançamento
2006

Lançamento
2020

Lançamento
2019

Lançamento
2019

Lançamento
2023

Lançamento
2015

Lançamento
2023

Lançamento
2020

Lançamento
2014

Lançamento
2024

Lançamento
1973







