Mascote & Digmanybeats – Práxis
Lançamento
2025
2024
A história de “Mascote du Contra” é de uma excelência indiscutível dentro da não história do Rap Nacional. Ora, por que não história? Simples meu caro consumidor de música, se houvesse de fato uma história elaborada sobre a história do Rap Nacional, Mascote teria o reconhecimento de uma carreira brilhante e essencial para o entendimento dos últimos 24 anos do rap nacional. Tendo feito parte de dois grandes grupos fundamentais para o desenvolvimento do rap e da cultura hip-hop, segue como um ilustre desconhecido de grande parte dos idiotas que hoje compõem tanto o público como a “mídia” do REP. Nadando contra a maré das modas e construindo uma caminhada enquanto MC da Cultura Hip-Hop, Mascote fez parte do fundamental Contra Fluxo. Grupo fundado em 2003 e composto também pelos DJ’s Big Edy e Willian, e pelos MC’s Mascote, Munhoz, Rodrigo Ogi e Deja Vu. O grupo lançou dois discos que são indispensáveis para entender o rap underground nacional (aqui tomado como concepção estética e não como termo de posição na indústria cultural): Missões e Planos (2005) e SuperAção (2007). Se tivesse ficado por aqui, já seria nome obrigatório ao se falar da nossa história. Inquieto, participou de um dos grupos mais importantes para o pouco conhecido Rap Jazz nacional, o clássico Primeira Audição. Formado por Gelleia, Rato Fritz, Omig One (Mental Abstrato) nas rimas e batidas e os produtores Calmão e DJ Soares, os caras lançaram dois plays sensacionais: A Primeira Audição é a Que Fica (2006) e Muito Antes de a Gente Chegar (2017). Perceba, caro leitor, aqui temos já um MC em dois projetos originários dentro do cenário, mas ainda assim, um ilustre desconhecido. No entanto, Mascote ainda soltou plays solo com Eu (2013), singles em coletâneas do Dj. Caique e de Gori Beatzz e o EP Ligue os Pontos (2023) com seu parceiro de Contra Fluxo Deja Vu, que são discos excelentes da boombapzera under. Portanto, nos parece que essa breve listagem comprova as duas ideias aqui presentes: a ausência de uma história do Rap Nacional e como consequência e por questões também de mercado, a formação de um público idiota de meros consumidores, assim como de uma mídia que se compraz em reificar esse cenário estúpido. Mas, temos também em Jornada Dupla, um dos mais importantes produtores do cenário nacional que também é um ilustre desconhecido dos consumidores do Rap Nacional. Dr. Drumah aka Jorge Dubman é comprovadamente dono de uma discografia fundamental para quem curte produções onde samples e batidas alcançam o status de pinturas, construções quase pictóricas de paisagens sonoras. Já escrevemos anteriormente sobre o quanto Dr.Drumah é um real mestre vivo, no auge de sua produção como produtor e como baterista e band leader… Continue Lendo no Oganpazan
Fonte: hominiscanidae.org

2025

2025

2024

2023
Rapper Algarvio, nasceu no dia 8 de Agosto de 1990.
Cresceu em Olhão no bairro das “Panteras” e teve o primeiro contacto com a poesia por volta de 97/98 nas aulas de poesia que lhe despertaram imediatamente um grande interesse em escrever e ler com mais frequência.
O seu irmão (Marco) apareceu lá por casa com umas cassetes de Da weasel, Mindagap, Black Company e 2001 o rap já estava a chamar a atenção dos seus amigos lá da zona, Rebel, Sen, Chinês, Eskilo, Ibraima, Thug entre outros e foi ai que teve acesso aos primeiros cds de HIPHOP TUGA.
As suas maiores influencias foram Mundo-Expião, Mindagap, Boss Ac, Sam the Kid, Xeg, 8125″QUARTEIRA”, Chullage, Kodigo 03, Dealema, Jcap
Meados de 2002/2003 começou a ter noção de como se processavam as coisas e a ter alguns instrumentais para puder ouvir em casa, escreveu algumas letras mas nunca tinha gravado nada e foi em OLHAO que conheceu o primeiro grupo da zona “ULTIMO IMPÉRIO” que teve um papel importantissimo na história da cidade.
Com uma vida um pouco caricata mudou-se para Loulé e conheceu “Boraféh”(hoje em dia um dos seus melhores amigos), Formaram então o seu primeiro grupo ” MOVIMENTO SECRETO”, gravaram os primeiros sons em beats retirados da Internet.
Olimpz, Shot, Chyna, Killer, Jacob, entre outros amigos tiveram um papel muito importante em toda a sua trajectória, gravaram algumas coisas no “UNDERSHOT” mas nada de sério.
Num “Hall of Fame” organizado pelo Sen, apresentaram-lhe ao Wuser do “SUBMUNDO” que imediatamente o convidou a ir ao estúdio em Quarteira, disse-lhe que podia contar com ele para evoluir, que podia gravar no Submundo, cantar em concertos com eles e passaria assim a fazer parte da grande krew ” SUBMUNDO”.
Em 2004 formou-se a sua primeira Krew “séria”, “MENTES DESINIBIDAS” com KREATIVO, com o apoio de V.One, Submundo, RK, JV, WUSER, STEALTH, NCM, SHOT que ajudaram em alguns beats originais e condições para gravar. Aprendeu a lidar com palcos ao lado do Kreativo. Havia uma magia e um clima em cima do palco inexplicável e esse grupo deixou bem firme a sua marca.
Numa conversa com o bandido ” THUG_PDG” surgiu a ideia de formar os POETAS DO GUETTO (PDG), o conceito do grupo sempre foi fazer rap forte, representar Olhão, conectar a Krew com os rappers que sentiam mais e a pouco e pouco foi-se construindo uma grande ligação entre todos.
Em 2006 surgiu a Krew “KONTRABANDO MUSICAL” conexão de Mascote, Kreativo, K.Klave, e Olimpz sendo que mais tarde juntaram-se também Kristóman e Stealth. Kontrabando foi crescendo em termos de colectivo e o Mascote ficou á frente do barco juntando o Stopy, Buia, Estrela, Marcelo, Élio, Boraféh, entre outros. Deram alguns concertos e ainda existem embora um pouco distantes porque a vida muda e o tempo não espera.
Em 2010 juntou algumas letras antigas com algumas rimas mais actuais e gravou a mix-tape “OPENMIC” com WUSER do SUBMUNDO. Ao mesmo tempo gravou o Manifesto para a mix-tape de São Clemente com o Olimpz, uma mix-tape louletana feita pela “Velha Dignidade”(VD).
Entre sons a solo e gravações com os vários grupos que fez e faz parte, criou ligações com rappers que lhe ficaram muito próximos: Tribruto, Sagespectro, Manulla, Bentley, Kristóman, Séthique etc…
Participou em projectos como: Mix-Tapes Férias no Algarve, Mix-tape São Clemente, Mix-tape Social Shock,Mix-Tape Moços Marafados de Tribruto, HIP HOP ALGARVIO Vol.1 e Vol.3, EP do Bentley Renascimento Mais forte que ontem, álbum de Sagespectro Perdidos e Achados, RapAtack c/ Dezman, Realpunch e Perigo Público, Rádio Inactiva de Rebel, entre outros feats.
Após todo este percurso surgiu uma proposta para começar a trabalhar na VELHA DIGNIDADE (VD) e aí fechou-se mais uma vez no seu retiro e começou a idealizar o conceito do seu primeiro trabalho a solo. Começou a cortar e trabalhar samples em busca da sua sonoridade horas a fio, com um dos seus melhores amigos Frutyloops e na companhia das suas canetas cadernos e pensamentos.
Agora está disponivel o seu EP. “VADIO E VAGABUNDO” totalmente cozinhado na Velha Dignidade.
Este EP conta com participações dos produtores Séthique, Sickonce, Prático, Moxo, Talismã, Jv. E com os Djs X-Acto e G.I.Joe.
A união faz a força. FIQUEM ATENTOS.





Lançamento
2025

Lançamento
2020

Lançamento
2012

Lançamento
2023

Lançamento
2016

Lançamento
2015

Lançamento
2019

Lançamento
2019

Lançamento
2016

Lançamento
2023

Lançamento
2024

Lançamento
2022

Lançamento
1973

Lançamento
2012

Lançamento
2013

Lançamento
2007







