Maria Beraldo – Cavala
Lançamento
2018
2024
Desde a QuartabĂȘ, banda instrumental que despontou com a mistura de jazz, pop e influĂȘncia da Vanguarda Paulista, Maria Beraldo mostra intimidade com as bricolagens sonoras: a progressĂŁo das mĂșsicas surpreende um ouvido mais desatento, com um jogo de recorta-e-cola interessantĂssimo, fruto de uma vasta pesquisa musical e de uma mente fora da zona de conforto que impĂ”e padrĂ”es e outras tantas limitaçÔes. Foi com toda essa experiĂȘncia â agregada, ainda, a tocar junto a nomes como Arrigo BarnabĂ©, Elza Soares e Iara RennĂł â que a artista lançou ao mundo seu primeiro trabalho solo, Cavala (2018). O termo âsoloâ, aqui, vai alĂ©m do lugar-comum. O processo de composição das mĂșsicas foi duramente solitĂĄrio, pois foi tambĂ©m um processo de entender e aceitar sua prĂłpria sexualidade. Quando o trabalho ficou pronto para outros ouvidos, agradou de cara. A artista recebeu muitas mensagens de pessoas que, para alĂ©m de admirĂĄ-la, tambĂ©m se identificavam com suas cançÔes. Questiono a ela se as perguntas em torno de sua sexualidade chegam a irritar â imagino que deva receber vĂĄrias delas em entrevistas, ironicamente, inclusive de mim. Mostrando-se sempre coerente com suas respostas, ela diz: âAcho que ninguĂ©m sai ileso de fazer uma obra de arte, nĂŁo tem como. Ă um negĂłcio de atravessamento puro, de muita exposição, de fato.â… Continue Lendo na Noize         Â
Fonte: hominiscanidae.org

2018
Em Cavala (2018, Risco), ĂĄlbum de estreia da cantora, compositora e clarinetista Maria Beraldo, a alma feminina transborda. Concebido em meio a camadas de ruĂdos eletrĂŽnicos, diĂĄlogos com o jazz e versos orientados pela profunda sensibilidade dos temas, cada fragmento do disco se projeta de forma intimista, doce e, ao mesmo tempo, furiosa. Um verdadeiro turbilhĂŁo sentimental que busca conforto em passagens autobiogrĂĄficas e memĂłrias ainda recentes da artista, porĂ©m, capazes de dialogar com todo e qualquer ouvinte.
âTenso / TĂŁo desavisado meu / TesĂŁo / Vive um momento / Tenso / Livre leve solto de coração / Ă gostoso Ă© / Tensoâ, canta logo na abertura do disco, na explosiva Tenso, um indicativo da completa entrega de Beraldo durante toda a execução da obra. Versos em que discute a prĂłpria sexualidade (Amor Verdade), a herança feminina (Maria), personagens prĂłximos (Helena) e a força do sexo como um importante componente criativo para a formação dos versos (Cavala).
Mesmo vendido como o âgrito de liberdade de uma mulher lĂ©sbicaâ, proposta reforçado no texto da apresentação da obra, Cavala em nenhum momento se projeta como um ĂĄlbum preso a um tema ou conceito especĂfico. Do primeiro ao Ășltimo verso, todos os elementos se projetam de forma a revelar um disco guiado pela constante descoberta de sua realizadora. Exemplo disso estĂĄ em Da Menor ImportĂąncia, mĂșsica em que detalha de forma sensĂvel o amor por um personagem nĂŁo binĂĄrio â âEnquanto eu nĂŁo ouço sua voz / Eu nĂŁo sei dizer se Ă© um homem / Ou uma mulherâ.
Em Amor Verdade, terceira faixa do ĂĄlbum, uma espĂ©cie de carta musicada em que discute a prĂłpria sexualidade com total delicadeza. âPai, gosto muito dos homens, sim / De tĂȘ-los ao alcance da boca, sim / Mas no calor da manhĂŁ quem me fez delirar foi uma mulher / Como Ă© minha mĂŁeâ, confessa enquanto paisagens instrumentais se espalham ao fundo da canção, sem pressa. Mesmo na poesia bem-humorada de Gatas Sapatas, faixa que parece saĂda de algum disco de Marina Lima, Beraldo preserva a honestidade dos temas, compartilhando experiĂȘncia particulares com o ouvinte â âGatas sapatas mĂŁes de bebĂȘ / TĂŁo sexy com seu sling / TĂŁo sexy com seu bebĂȘâ.
Grandioso na composição dos versos, Cavala sustenta na rica base instrumental um poderoso alicerce. Para a execução do disco, alĂ©m de produzir e tocar grande parte dos instrumentos, Beraldo contou com a co-produção minuciosa de TĂł Brandileone e breve interferĂȘncia de mĂșsicos como Tim Bernardes e MariĂĄ Portugal. O resultado dessa parceria estĂĄ na formação de uma obra essencialmente versĂĄtil, maior a cada nova audição, cuidado evidente na ambientação etĂ©rea dada ao clĂĄssico Eu Te Amo, mĂșsica originalmente composta por Chico Buarque e Tom Jobim, porĂ©m, adaptada ao universo particular do registro.
Produto das experiĂȘncias de Beraldo, artista que nos Ășltimos anos esteve envolvida com nomes como Arrigo BarnabĂ©, Elza Soares e Iara RennĂł, Cavala vai do breve recolhimento (Maria) ao curioso encontro das formas instrumentais (Sussussussu) de forma propositadamente instĂĄvel, torta. Ideias que se espalham em uma cama de pequenas incertezas, como um convite a se perder pelos sentimentos, confissĂ”es romĂąnticas e conflitos que invadem a mente da cantora.





Lançamento
2017

Lançamento
2009

Lançamento
2017

Lançamento
1971

Lançamento
2019

Lançamento
2022

Lançamento
2010

Lançamento
2024

Lançamento
2018

Lançamento
2024

Lançamento
1972

Lançamento
2017

Lançamento
1972

Lançamento
2021

Lançamento
2016

Lançamento
2013







