Ivan Conti – Poison Fruit
Lançamento
2019
1984
Eis aqui, nossa singela homenagem ao grande músico, baterista e percussionista Ivan “Mamão” Conti, que deixou esse plano dia 17 de Abril de 2023, aos 76 Anos.
Para além da sua brilhante carreira na Azymuth, Ivan era um operário da música a serviço das baquetas. Nos últimos dias, tem aparecido vários álbuns de diversos artistas e bandas, que contaram com a sua contribuição na bateria. O álbum da obscura Os Almondegas (um brazilian Nuggtets), vários álbuns do Raul Seixas e suas diversas contribuições outras com vários nomes da música brasileira e mundial.Mamão ainda teve tempo de lançar alguns trabalhos autorais solos. O primeiro deles foi “The Human Factor”, trabalho lançado em vinil no ano de 1984 pelo selo americano Miletone. São 7 faixas tropicais, cheias de psicodelia ensolarada e prog em linhas de baixo e ótimos elementos percussivos, que o mundo convencionou chamar de “Jazz Fusion”, mas é pura música brasileira, latina e do mundo. O trabalho gravado em 2 estúdios diferentes. O Sonoviso, no Rio de Janeiro e no Fantasy, nos Estados Unidos, onde o trabalho também foi mixado e masterizado. Vale dizer que na década de 1980, a Azymuth era um grande sucesso nos Estados Unidos e morava por lá. O trunfo do álbum para mim, é que além de seu lugar nas baquetas, o Ivan produziu o trabalho todo, que conta com diversos amigos e parceiros do músico em vários instrumentos, todos tratados com muito carinho. Lembro que vi esse álbum pela primeira vez no site Brazilian Nuggets, alguns muitos anos atrás, mas não achei o álbum online em canto nenhum.Resolvi upar no nosso canal no youtube, pra todo mundo apreciar esse grande artista que o mundo perdeu, além de disponibilizar ele pra download aqui no blog. Ainda bem que a música fica e através dela, Ivan “Mamão” Conti viverá para sempre…
Fonte: hominiscanidae.org

2019
Ivan Conti, ou simplesmente Mamão, é baterista e percussionista brasileiro, conhecido mundialmente por fazer parte do trio Azymuth. É considerado um dos artistas mais destacados do jazz-brasil, incluindo a cena jazz-funk carioca.
Ivan escuta boa musica desde criança, quando seu pai costumava realizar encontros no quintal de casa com os bambas do samba da época, como: Garoto, Waldir Azevedo, Jackson do Pandeiro, Jacob do Bandolim entre outros.
Sua carreira musical se iniciou no princípio dos anos 60 com o grupo “Os Dissonantes”. Nessa mesma época frequentava o Beco das Garrafas, famoso lugar em Copacabana onde se podia escutar Jazz e Bossa-nova. Lá tocavam artistas como Edson Machado, DoUm Romão, Johnny Alf, Leny Andrade, Dolores Duran, Silvinha Telles e muitos outros.
Dedicou-se à bateria aproveitando-se das canjas que lá haviam desse instrumento, passando a trabalhar durante os cinco anos seguintes em quase todas as casas noturnas da zona sul do Rio, já como baterista profissional. Em 1968, fez parte do grupo de rock “The Youngsters”, inaugurando, neste mesmo ano, o Canecão, famosa casa de shows do Rio de Janeiro.
Já com experiência como músico de estúdio, participou da gravação da trilha sonora do filme “O Fabuloso Fittipaldi”, composta por arranjos de Marcos Valle. E foi dessa gravação que fizeram parte o tecladista José Roberto Bertrami e o baixista Alex Malheiros, com quem Mamão formaria o Azymuth, debutando com um trabalho homônimo em 1974 e logo destacando-se com seu “crazy samba”. A partir de então gravaram mais de 30 álbuns, excursionando pelo mundo inteiro até hoje.
Também trabalhou com outros grupos e artistas, como: Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Marcos Valle, Paulinho da Viola, Edu Lobo, MPB4, Alcione, Vinícius de Moraes, Toquinho, Raphael Rabello, Agnaldo Timóteo, Leny Andrade, Chico Buarque, Eumir Deodato, Gal Costa, Clara Nunes, Maria Bethania, Raul Seixas, Quarteto em Cy, Rita Lee, Paul Mauriat, Banda Veneno, Stanley Jordan, Andreas Vollenweider, Jorge Ben, e mais recentemente com Seu Jorge, Marcelo D2 e Madlib, entre outros.
Fez parte também de várias orquestras, incluindo a de Paul Mauriat, a Banda Veneno de Erlon Chaves, a Orquestra da Radio Nacional do Rio de Janeiro, a Orquestra da TV Tupi (dirigida pelo Maestro Cipó) e a Orquestra do Maestro Gaia.
Trabalhando também como produtor, destaca-se em trabalhos como Grupo Batuque, Os Ipanemas e Jurgen Sifelder.
“Em minha vida musical e nas minhas obras, me envolvi com músicos do mais alto nível onde tentamos mostrar como é importante a música instrumental e vocal do meu país.” (Ivan Conti Mamão)





Lançamento
2019

Lançamento
2025

Lançamento
2019

Lançamento
2025

Lançamento
2024

Lançamento
2009

Lançamento
2021

Lançamento
2024

Lançamento
1942

Lançamento
2014

Lançamento
2017

Lançamento
2023

Lançamento
2013

Lançamento
2023

Lançamento
2019

Lançamento
2023







