FBC – ASSALTOS E BATIDAS
Lançamento
2025
“Se a semana foi mal, se o dia foi ruim, esquece tudo e vem assim na pista do baile”: o refrão de “Quando o DJ Toca”, cantado por FBC com participação da cantora Uana, evoca o baile funk como uma válvula de escape da tensão social. Ao longo de suas 10 faixas, BAILE, o novo álbum da parceria entre o rapper mineiro e o beatmaker VHOOR aprofunda esse olhar e vai compondo um retrato colorido e multifacetado do baile funk como uma complexa organização social, sônica e histórica de resistência — e diversão, sobretudo — do povo negro e das quebradas do Brasil. A partir de uma caprichosa reelaboração das sonoridades oitentistas do Miami Bass, a dupla apresenta um mosaico de personagens, histórias e alegorias que acendem um vasto leque de tópicos, da solteirice à covardia da violência policial. BAILE é um álbum com um arco narrativo definido, como sugere o subtítulo “Uma ópera em Miami”. Acompanhamos o personagem do disco indo ao baile para curtir, mandar o passinho, apaixonar-se e ser trocado por outro, até o trágico desfecho quando o seu bairro é invadido por milicianos. Nesse percurso, as emoções fazem bruscamente dos lamentos de uma separação precoce (“não era amor, eram as suas projeções em mim”, canta suavemente Mariana Cavanellas no refrão de “Não Dá pra Explicar”) aos gritos de revolta e desamparo contra a violência (“a polícia covarde atirou na minha filha”, exclama FBC em “Polícia Covarde”)… Continue Lendo no MonkeyBuzz
Fonte: hominiscanidae.org

2025

2024


2023
Fabrício Soares, conhecido pelo nome artístico de Filho Bastardo do Caos ou FBC, é um rapper brasileiro de Belo Horizonte. Foi um dos componentes do Grupo DV Tribo e despontou no cenário nacional com os cyphers DVERSOS, fez parcerias com Sombra, Froid e Cachorro Magro. Em 2016 destacou-se em “Diáspora”, junto com seus parceiros Djonga, Hot & Oreia, Clara Lima e Coyote Beatz. Já em 2017, sua participação no “Poetas no Topo 2” mostrou FBC para um novo público. Entre projetos pessoais e cyphers, hoje o artista totaliza mais de 1 milhão de ouvintes semanais no Spotify.
Já tem quatro álbuns lançados, S.C.A. (2018), PADRIM (2019), BEST DUO (2020) em parceria com a rapper Iza Sabino e BAILE (2021). além do EP “Outro Rolê” (2021) e diversas participações em discos de outros rappers.
Com o último lançamento, extraindo o hit viral “Se Tá Solteira”, também contando com “Delírios” e “De Kenner”, BAILE apresentou FBC a um outro público, homenageando o Miami Bass e as raízes do Hip-Hop.





Lançamento
2022

Lançamento
2024

Lançamento
2024

Lançamento
2025

Lançamento
2019

Lançamento
2023

Lançamento
2013

Lançamento
2021

Lançamento
2023

Lançamento
2015

Lançamento
2019

Lançamento
2024

Lançamento
2012

Lançamento
2021

Lançamento
2013

Lançamento
2020







