Facção Central – Juventude de Atitude
Lançamento
1995
1999
‘Versos Sangrentos’, o quarto álbum de estúdio da Facção Central, lançado em 1999, é um registro poderoso e impactante do rap brasileiro. O álbum se destaca pela sua abordagem crua e direta da realidade social, com letras que retratam a violência, a desigualdade e a luta por direitos. Entre as faixas mais notáveis, encontramos ‘12 de Outubro’, uma reflexão sobre a história e a situação dos povos indígenas no Brasil, e a icônica ‘Isso Aqui é uma Guerra’, que causou grande polêmica e resultou na prisão dos integrantes do grupo devido ao seu conteúdo explícito e contestador. ‘Versos Sangrentos’ é um álbum essencial para quem busca entender a força e a importância do rap como ferramenta de denúncia e transformação social. Ouça e mergulhe na intensidade e na poesia da Facção Central.

1995

2005

2001

2006
O grupo foi formado em 1989, na região central de São Paulo (Glicério, Cambuci e Ipiranga), sendo inicialmente integrado por Nego (hoje conhecido como Rapper Mag), Eduardo e Jurandir. Nego e Jurandir deixaram o grupo, sendo substituídos por Dum Dum e Garga, que se juntaram a Eduardo e iniciaram as atividades do grupo.
De 1997 para 1998 Garga saiu do grupo e Erick 12 chegou para somar, mas em seguida deixou o Facção Central (FC) e hoje apenas produz o grupo.
Nascidos e criados em cortiços, os componentes Eduardo (compositor/ intérprete) e Dum Dum (intérprete) conviveram desde a infância com violência social, tráfico de drogas, vícios, violência policial, delegacias e presídios. Um passado violento transformado em fonte de inspiração e traduzido em composições contundentes que relatam a realidade cotidiana das camadas mais baixas da sociedade, além de criticar duramente aqueles que, na visão do compositor Eduardo, seriam os causadores dos problemas discutidos nas letras das canções.
Ameaças policiais por telefone, censuras de algumas rádios, prisões pelo conteúdo de algumas letras e até mesmo a proibição de veiculação na televisão brasileira do videoclipe Isso aqui é uma guerra, considerado pelas autoridades como apologia da violência, são algumas das consequências decorrentes da postura do grupo.
Em 18/03/2013, o compositor e principal vocalista do Facção Central, Eduardo, anunciou a sua saída do grupo. Poucas semanas depois, Dum Dum disse que o FC não iria acabar, que ele continuaria fazendo rap, assim como o Eduardo.
Atualmente,o grupo conta com o compositor e vocalista Moysés (ex-A286) que já havia feito parte do grupo anteriormente como backing vocal, com o backing vocal Bihel e com o Dj Binho, além do antigo integrante e intérprete Dum Dum.Já foram lançadas 2 músicas com essa nova formação.





Lançamento
2015


Lançamento
2024

Lançamento
2013

Lançamento
1967

Lançamento
2017

Lançamento
1978

Lançamento
1971

Lançamento
2024

Lançamento
2025

Lançamento
2002

Lançamento
2019

Lançamento
2013

Lançamento
2015

Lançamento
2024

Lançamento
2025







