Elza Soares – No Tempo da IntolerĂąncia
Lançamento
2023
1960
Nessa semana que passou, a rainha Elza Soares completou 90 anos de vida. Como prometemos mandar alguns clåssicos por aqui, achamos que era um bom motivo pra soltar o primeiro ålbum dela, lançado 60 anos atrås.
âA bossa negra de Elza SoaresElza Ă© o morro que desceu para o asfaltoâŠBateu na porta do ritmoâŠE ali resolveu morarâŠâ
Ă assim que a cantora estĂĄ descrita na contracapa do primeiro LP que gravou: Se Acaso VocĂȘ Chegasse (1960). Lançado pela Odeon, o disco traz no tĂtulo o nome do presente que LupicĂnio Rodrigues lhe deu. âFoi a mĂșsica que me deu chance de abrir fronteiras, de abrir caminhosâ, diz Elza Soares nesta entrevista. Esse disco inaugurou uma carreira que virou a mesa da mĂșsica popular brasileira. O sucesso explosivo daquela jovem negra incomodou tanto que, no fim dos anos 1960, a casa onde morava com seu marido, o jogador ManĂ© Garrincha, sofreu um atentado que motivou a fuga deles para a ItĂĄlia, onde ficaram amigos do Chico Buarque e sua esposa na Ă©poca, Marieta Severo… Continue Lendo no site da Revista Noize         Â
Fonte: hominiscanidae.org

2023

2019

2018

2015
Elza da Conceição Soares, mais conhecida pelo nome artĂstico Elza Soares (Rio de Janeiro, 23 de junho de 1930 â 20 de janeiro de 2022), foi uma cantora e compositora brasileira de samba, bossa nova, MPB, sambalanço, samba rock e samba jazz.
Foi eleita em 1999, pela RĂĄdio BBC de Londres, como a cantora brasileira do milĂȘnio.
Nascida na favela de Ăgua Santa, subĂșrbio de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, Elza participou de um show de calouros apresentado pelo renomado mĂșsico brasileiro Ary Barroso, e recebeu as maiores notas. No fim da dĂ©cada de 50, Elza Soares fez uma turnĂȘ de um ano pela Argentina juntamente com Mercedes Batista. Ela se tornou popular com sua primeira mĂșsica “Se Acaso VocĂȘ Chegasse”, na qual introduziu o scat Ă la Louis Armstrong, adicionando um pouco de jazz ao samba. Mudou-se para SĂŁo Paulo, onde se apresentou em teatros e casas noturnas. A voz rouca e vibrante tornou-se sua marca registrada. ApĂłs terminar seu segundo LP, A Bossa Negra, Elza foi ao Chile representando o Brasil na Copa do Mundo da FIFA de 1962. Seu estilo “sapeca” e exagerado fascinou o pĂșblico no Brasil e exterior.
Nos anos 70, Elza fez turnĂȘ pelos Estados Unidos e Europa. Sua carreira remonta mais de 40 anos. Em 2000, ela foi premiada como “Melhor Cantora do Universo” pela BBC em Londres, quando se apresentou num concerto com Gal Costa, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e VirgĂnia Rodrigues. No mesmo ano, ela fez uma sĂ©ria de shows de vanguarda dirigidos por JosĂ© Miguel Wisnik no Rio de Janeiro.
Elza Soares teve inĂșmeras mĂșsicas no topo das listas de sucesso no Brasil ao longo de sua carreira; alguns dos maiores sucessos incluem: “Se Acaso VocĂȘ Chegasse” (1960), “Boato” (1961), “Cadeira Vazia” (1961), “SĂł Danço Samba” (1963), “Mulata Assanhada” (1965) e “Aquarela Brasileira” (1974).
Alguns dos ĂĄlbuns de Elza foram relançados em versĂ”es remasterizadas de CD: de 1961 – A Bossa Negra (contendo seu maior sucesso no ano, “Boato”) e de 1972 – com uma grandiosa banda, Elza Pede Passagem (produzida por Dom Salvador), sendo dois dos seus mais aclamados trabalhos. Elza Pede Passagem nĂŁo foi de tamanho sucesso quanto seus lançamentos anteriores quando lançados originalmente no Brasil; no entanto, Ă© considerado um clĂĄssico e representante do som “samba-soul” do inĂcio dos anos 70.
Em 2002, seu ĂĄlbum Do CĂłccix AtĂ© O Pescoço lhe garantiu uma indicação ao Grammy. O ĂĄlbum recebeu crĂticas estupendas da imprensa da mĂșsica e divulgou uma espĂ©cie de quem Ă© quem de artistas brasileiros que colaboraram com ela; Caetano Veloso, Chico Buarque, Carlinhos Brown e Jorge Ben Jor para exemplificar alguns. O lançamento impulsionou numerosos e bem-sucedidos tours pelo mundo.
Em 2004, Elza lançou o ĂĄlbum Vivo Feliz. NĂŁo tĂŁo bem sucedido em vendas quanto suas obras anteriores, o ĂĄlbum continuou a executar o tema de fazer um mix de samba e bossa com mĂșsica eletrĂŽnica e efeitos modernos. O ĂĄlbum apresentou colaboraçÔes de artistas inovadores como Fred 04 e ZĂ© Keti.
Em 2015, apĂłs um longo perĂodo afastada da mĂdia, Elza inicia uma nova e bem sucedida fase em sua carreira, que inclue os ĂĄlbuns de sucesso “A Mulher do Fim do Mundo” e “Deus Ă© Mulher”, trazendo de volta o reconhecimento de pĂșblico e crĂtica.
Elza Soares morreu consagrada como uma das maiores cantoras do mundo.





Lançamento
2019

Lançamento
2019

Lançamento
2020

Lançamento
2022

Lançamento
2016

Lançamento
2019

Lançamento
2018

Lançamento
2023

Lançamento
2024

Lançamento
2021

Lançamento
2020

Lançamento
2019

Lançamento
2018

Lançamento
2023

Lançamento
2016

Lançamento
2018







