El Efecto – Como Qualquer Outra Coisa
Lançamento
2004
2012
Com ‘Pedras e Sonhos’, o El Efecto entrega um disco que se distancia das tendências atuais, evitando a introspecção excessiva e a busca por angústias individuais. A banda carioca apresenta letras satíricas e uma sonoridade que foge do minimalismo e da linearidade, propondo uma reflexão sobre o coletivo, a fraternidade e um ‘outro real’ que se manifesta nas relações e na prática de um ‘nós’ que resiste aos obstáculos. Um álbum que suscita desconfortos e convida a uma escuta atenta e crítica. Conheça a nova obra do El Efecto e expanda seus horizontes musicais.

2004

2018

2014

2022
A banda El Efecto foi criada em 2002, no Rio de Janeiro, a partir da vontade de compor músicas com as mais diversas influências e do interesse em participar do debate sobre os conflitos da vida em sociedade.
Por ter como base de execução guitarras, baixo e bateria, a estética musical da banda é basicamente de rock. Porém, a utilização de elementos como cavaquinho, trompete, flautas, percussões e bases pré-gravadas sintetizam a tentativa de fugir dos caminhos comuns. Como resultado da combinação entre a linguagem do rock, da música popular e erudita, as composições são marcadas pela variedade de climas, a convivência entre o peso e a sutileza, os vocais gritados e a abertura melódica das três vozes.
As letras apresentam uma interpretação crítica sobre as posturas individuais e coletivas, transitando entre a angústia das constatações e a esperança nas transformações. Assim, o discurso do El Efecto passa por temas políticos, comportamentais e existenciais. Não se trata de fazer da arte uma válvula de escape para as frustrações de uma vida acomodada, mas sim de buscar, por meio dela, estimular mudanças na vida concreta.
Após o lançamento dos seus dois primeiros discos, Como Qualquer Outra Coisa (2004) e Cidade das Almas Adormecidas (2008), o El Efecto expandiu seu público a cada show, o que lhe rendeu diversas apresentações dentro e fora do Rio de Janeiro, em locais como Circo Voador (RJ), Hangar 110 (SP), Fórum Social Mundial (Porto Alegre) e o Festival de Música de Vanguarda, no Equador. Além disso, a banda venceu os festivais Tápias, de 2005, e Rock & Diversão, de 2009. Em 2010, foram lançadas, exclusivamente pela internet, duas novas músicas: Os Seres e Ciranda, que contaram com a participação de músicos convidados para gravação de sopros e cordas, entre eles o violinista francês Nicolas Krassik. Todos os registros do El Efecto podem ser adquiridos gratuitamente no site da banda, o que colabora com o objetivo de ampliar ainda mais a difusão de seu trabalho, fazendo com que suas ideias e ideais cheguem ao maior número de pessoas possível.
Formação:
Tomás Rosati – Voz e Bateria
Diogo Furieri – Voz e Guitarra
Bruno Danton – Voz, Guitarra, Cavaquinho e Trompete
Eduardo Baker – Baixo
Contatos:
E-mail: [email protected]
Sites: www.elefecto.com.br / www.myspace.com/elefecto
Telefone: 21 9136.2335 – Iuri Gouvea





Lançamento
2019

Lançamento
2021

Lançamento
2021


Lançamento
2024

Lançamento
2012

Lançamento
2014

Lançamento
2022

Lançamento
1972

Lançamento
2020

Lançamento
2022

Lançamento
2017

Lançamento
2020

Lançamento
2021

Lançamento
2025

Lançamento
2011







