Bonifrate – DragĂŁo Volante
Lançamento
2024
Â
Enquanto o mundo começa vagarosamente a sair da nĂ©voa que nos rodeou ao longo do Ășltimo ano, pode ser surpreendente perceber onde nos encontramos. Tantas pessoas no planeta tĂȘm se sentido completamente Ă deriva. Felizes por finalmente conseguirem avistar um pedaço de terra, porĂ©m estranhas ao novo ambiente que nos cerca. Ă numa sensação semelhante que Bonifrate se apoia em Corisco, sua mais nova aventura solo, lançada digitalmente e em vinil pelo selo estadunidense OAR, casa dos Boogarins e do duo Guaxe, formado por Bonifrate e Dinho Almeida. O mĂșsico carioca radicado desde pequeno em Paraty reuniu as cançÔes de seu novo ĂĄlbum, segundo ele mesmo, âtentando interpretar o mundo ao redor, e nele se sentindo perdido ou encontrado, mas sobretudo perdidoâ. Enquanto isso poderia sugerir um ĂĄlbum indigesto, ou ao menos triste, pesaroso, a ser apreciado em pequenas doses, Corisco encontra Bonifrate habilidosamente transitando entre diferentes correntes e atmosferas com surpreendente fluidez do começo ao fim. âCorisco (Parte 1)â, por exemplo, Ă© uma jam mega distorcida que beira o thrash-metal, inspirada em parte na visĂŁo de uma tempestade elĂ©trica pela janela de sua casa, a parte central de uma suĂte que começa com um singelo haikai meteorolĂłgico (âVĂȘnusâ) e termina com um contundente manifesto anti-imperialista (âTela azulâ). âLunĂĄrioâ capta Bonifrate em sua versĂŁo mais pastoral e onĂrica, ecoando em parte o ambiente sonoro de Seres Verdes ao Redor (Supercordas, 2006) e de Os anĂ”es da Villa do Magma (2005). âCara de panoâ Ă© uma suĂte pop que atravessa musicalmente a histĂłria do rock dos anos 50 atĂ© os 70 em apenas trĂȘs minutos. Talvez o aspecto mais impressionante de Corisco Ă© que foi integralmente gravado por Bonifrate sozinho (com exceção da participação da cantora e compositora Betina em âGrande NĂłâ)…         Â
Fonte: hominiscanidae.org

2024

2020

2019

2019
Bonifrate surgiu de uma experiĂȘncia alquĂmica que envolvia um espelho e algumas plantas. Começou pelos brejos de Parati com um gravador magnĂ©tico de quatro canais, onde gravou alguns singles e o disco independente Sapos alquĂmicos na Era Espacial (2002). JĂĄ habitando o Rio de Janeiro e Ă frente dos Supercordas , lançou pela Open Field/Peligro o ĂĄlbum Os anĂ”es da Villa do Magma em 2007, que chegou a constar em algumas listas de melhores lançamentos daquele ano. Em sequĂȘncia ao lançamento deste segundo ĂĄlbum, uma sĂ©rie de concertos foram tocados em SĂŁo Paulo e no Rio de Janeiro, primeiro misturando os integrantes dos Supercordas e dos Telepatas num grupo intitulado Bonifrate & Os AnĂ”es, e depois em duo com o tambĂ©m supercorda Filipe Giraknob. Em 2010, jĂĄ com novas cançÔes no sĂłtĂŁo, o saxofonista russo Alexander Zhemchuzhnikov foi incorporado e o novo trio passou a se chamar Bonifrate & Os DemĂŽnios Do Brejo.
O novo ĂĄlbum, Um Futuro Inteiro, gravado pelo prĂłprio Bonifrate em seu quarto e com uma sĂ©rie de participaçÔes de camaradas mĂșsicos, foi lançado em junho de 2011 em download gratuito e em CD pela Cloud Chapel Records.





Lançamento
1978

Lançamento
2011

Lançamento
2020

Lançamento
1969

Lançamento
2025


Lançamento
2023

Lançamento
2016

Lançamento
2013

Lançamento
2023

Lançamento
2019


Lançamento
2023

Lançamento
2020

Lançamento
2015

Lançamento
2013







