Bike – Noise Meditations
Lançamento
2025
2023
Uma guitarra entoa uma escala melódica acompanhada por uma bateria, que quebra os pratos marcando o tempo à medida em que a frase musical vai se alongando – mas a lógica natural desta sentença é alterada pela velocidade, que torna tanto timbre, tempo e andamento primeiro mais rápido e depois bem mais devagar. A vinheta “Arcoverde”, com menos de um minuto de duração, já anuncia a distorção de realidade do quinto disco da banda paulista Bike, Arte Bruta, praticamente fruto de um processo de autoanálise que acompanhou o grupo durante o período pandêmico. E de forma sucinta marca este que é o salto mais ousado da carreira fonográfica do grupo de São José dos Campos. Arte Bruta, como a maioria dos discos da banda, começou pelo título e pela ideia megalomaníaca de lançar um álbum com apenas duas músicas extensas, cada uma delas ocupando um dos lados da versão em vinil do disco. O próprio título de alguma forma sintetizava tal salto, visto que o termo – também dividido em duas partes – também propõe o choque entre a sofisticação artística e a aspereza da brutalidade. Visto por muitos como um movimento artístico, especialmente por sua nomenclatura em francês, “art brut”, o termo designa criadores que não têm a consciência de que sua criação pode ser encarada como arte… Continue Lendo no Teoria Musical
Fonte: hominiscanidae.org

2025

2019

2018

2018
Prestes a completar três anos na estrada, a banda BIKE lança seu terceiro álbum, “Their Shamanic Majesties’ Third Request”, e mergulha em um universo exótico e soturno – que vai além das guitarras psicodélicas e os tradicionais vocais reverberados. Nesse momento, à sonoridade psicodélica do grupo se juntam o toque dos tambores, percussão indígena e viola caipira, apontando para mais um caminho musical sereno e maduro.
“Desde novembro voltamos a morar no interior, isso nos deu mais tempo e liberdade, as músicas surgiram depois desse retorno, compomos e produzimos tudo com calma. Isso somado às novas influências que absorvemos durante as viagens pela Europa e pelos extremos do Brasil resultou num álbum mais tranquilo, nos deu uma sensação de cura e entendimento de tudo que aconteceu nessa busca pela viagem eterna”. Se a música é ritual, celebrar se faz preciso!
As letras, que antes contavam experiências lisérgicas, agora exploram o autoconhecimento através da psilocibina e da sabedoria vinda da natureza, e conta com a contribuição de nomes importantes da cena indie psych nacional, como Bonifrate e Tagore. O nome (em inglês) do álbum é inspirado nas obras dos Rolling Stones, “Their Satanic Majesties Request”(1967), e Brian Jonestown Massacre ,”Their Satanic Majesties’ Second Request” (1996). “Their Shamanic Majesties’ Third Request” é o primeiro álbum lançado pelo selo candango Quadrado Mágico, que ajudou a banda com a prensagem do vinil no Reino Unido e vai promover show especial de lançamento em Brasília-DF.
credits
released March 10, 2018
Produzido por BIKE
Gravado e mixado por Diego Xavier no Estúdio Wasabi
Masterizado por Rob Grant no Poons Head Studio – Perth, Austrália
Arte: Juli Ribeiro
Produção Executiva: Miguel Galvão aka Ogunda-O aka The Miguelitos
Selo: Quadrado Mágico
Julito – Voz, guitarra e violão.
Diego Xavier – Voz, guitarra e viola caipira
João Gouvea – Voz, baixo e viola caipira
Daniel Fumega – Bateria e percussão
Brenno Balbino – Sintetizadores
Pedro Bonifrate – Voz em Ingá
Tagore Suassuna – Voz em Cavalo





Lançamento
2020

Lançamento
2020

Lançamento
1968

Lançamento
1973

Lançamento
2023

Lançamento
2019

Lançamento
1972

Lançamento
2024

Lançamento
2022

Lançamento
2019

Lançamento
2019

Lançamento
2025

Lançamento
1973

Lançamento
1974

Lançamento
2015

Lançamento
2019







