Bike – Noise Meditations
Lançamento
2025
2023
Uma guitarra entoa uma escala melódica acompanhada por uma bateria, que quebra os pratos marcando o tempo à medida em que a frase musical vai se alongando – mas a lógica natural desta sentença é alterada pela velocidade, que torna tanto timbre, tempo e andamento primeiro mais rápido e depois bem mais devagar. A vinheta “Arcoverde”, com menos de um minuto de duração, já anuncia a distorção de realidade do quinto disco da banda paulista Bike, Arte Bruta, praticamente fruto de um processo de autoanálise que acompanhou o grupo durante o período pandêmico. E de forma sucinta marca este que é o salto mais ousado da carreira fonográfica do grupo de São José dos Campos. Arte Bruta, como a maioria dos discos da banda, começou pelo título e pela ideia megalomaníaca de lançar um álbum com apenas duas músicas extensas, cada uma delas ocupando um dos lados da versão em vinil do disco. O próprio título de alguma forma sintetizava tal salto, visto que o termo – também dividido em duas partes – também propõe o choque entre a sofisticação artística e a aspereza da brutalidade. Visto por muitos como um movimento artístico, especialmente por sua nomenclatura em francês, “art brut”, o termo designa criadores que não têm a consciência de que sua criação pode ser encarada como arte… Continue Lendo no Teoria Musical
Fonte: hominiscanidae.org

2025

2019

2018

2018
Prestes a completar três anos na estrada, a banda BIKE lança seu terceiro álbum, “Their Shamanic Majesties’ Third Request”, e mergulha em um universo exótico e soturno – que vai além das guitarras psicodélicas e os tradicionais vocais reverberados. Nesse momento, à sonoridade psicodélica do grupo se juntam o toque dos tambores, percussão indígena e viola caipira, apontando para mais um caminho musical sereno e maduro.
“Desde novembro voltamos a morar no interior, isso nos deu mais tempo e liberdade, as músicas surgiram depois desse retorno, compomos e produzimos tudo com calma. Isso somado às novas influências que absorvemos durante as viagens pela Europa e pelos extremos do Brasil resultou num álbum mais tranquilo, nos deu uma sensação de cura e entendimento de tudo que aconteceu nessa busca pela viagem eterna”. Se a música é ritual, celebrar se faz preciso!
As letras, que antes contavam experiências lisérgicas, agora exploram o autoconhecimento através da psilocibina e da sabedoria vinda da natureza, e conta com a contribuição de nomes importantes da cena indie psych nacional, como Bonifrate e Tagore. O nome (em inglês) do álbum é inspirado nas obras dos Rolling Stones, “Their Satanic Majesties Request”(1967), e Brian Jonestown Massacre ,”Their Satanic Majesties’ Second Request” (1996). “Their Shamanic Majesties’ Third Request” é o primeiro álbum lançado pelo selo candango Quadrado Mágico, que ajudou a banda com a prensagem do vinil no Reino Unido e vai promover show especial de lançamento em Brasília-DF.
credits
released March 10, 2018
Produzido por BIKE
Gravado e mixado por Diego Xavier no Estúdio Wasabi
Masterizado por Rob Grant no Poons Head Studio – Perth, Austrália
Arte: Juli Ribeiro
Produção Executiva: Miguel Galvão aka Ogunda-O aka The Miguelitos
Selo: Quadrado Mágico
Julito – Voz, guitarra e violão.
Diego Xavier – Voz, guitarra e viola caipira
João Gouvea – Voz, baixo e viola caipira
Daniel Fumega – Bateria e percussão
Brenno Balbino – Sintetizadores
Pedro Bonifrate – Voz em Ingá
Tagore Suassuna – Voz em Cavalo






Lançamento
2005

Lançamento
2013

Lançamento
2024

Lançamento
2024


Lançamento
2019

Lançamento
2014


Lançamento
2021

Lançamento
2021

Lançamento
2013

Lançamento
2018

Lançamento
2022

Lançamento
2013

Lançamento
2021







