Baleia – Coração Fantasma
Lançamento
2018
2013
O álbum de estreia em estúdio do coletivo carioca Baleia, “Quebra Azul” (2013), consolida e expande os contornos jazzísticos e a abordagem inovadora ao pop que já caracterizavam o grupo. A obra se destaca por ser ao mesmo tempo estranha e acessível, desafiando as tendências de outros coletivos nacionais. Com quebras de voz e sons inesperados, “Quebra Azul” oferece uma experiência rica e surpreendente, que se revela em camadas a cada audição. Uma obra que prova que o Baleia pode ir ainda mais longe na exploração sonora e na criação de música original. Conheça este álbum e descubra um universo de possibilidades musicais.

2018

2016
A Baleia é uma daquelas bandas indecifráveis. Com canções que flertam tanto com o pop quanto com o experimentalismo, ela vem se destacando cada vez mais no cenário musical brasileiro. “Post-rock”, “pop progressivo” e “pós-MPB” foram alguns nomes dados pelos críticos para definir o seu estilo.
Quebra Azul, o primeiro álbum da banda, foi lançado em 2013 e ganhou elogios tanto do público quanto da crítica. Foi considerado um dos melhores lançamentos brasileiros do ano em mais de 20 listas e foi um dos artistas escolhidos para representar a nova música brasileira em uma coletânea lançada na Europa.
Suas aclamadas apresentações ao vivo trazem o repertório autoral da banda, assim como releituras de músicas de outros artistas, como ‘Noite de Temporal/Little by Little’, que mistura Dorival Caymmi com Radiohead. O show intenso, empolgante, permeado por sutilezas sonoras e o fino equilíbrio entre introspecção e explosão, fazem da Baleia uma novidade imperdível.
No início, a ideia era focar no jazz. Com a mistura de experiências vividas por seus integrantes, em menos de um ano, a banda Baleia criou um estilo próprio, moderno, porém preocupado em valorizar melodias e letras.
“Somos um tanto quanto jazz-rock-swing-romantique-cool-cabaret-pop-experimental”, brinca Gabriel Vaz, um dos vocalistas da Baleia. “Cada um de nós tem experiência musical anterior à banda. David tem também uma banda de samba e Pacheco tem uma de rock. O legal é que cada um traz influências de diversos gêneros à sonoridade da banda.”
Formada por Gabriel Vaz, Sofia Vaz (vozes), Cairê Rego (baixo), David Rosenblit (piano), Felipe Pacheco (violino e guitarra) e João Pessanha (bateria), a banda tem letras em português e em inglês e também executa temas instrumentais: “Quase todos compõem, e todos participam da criação dos arranjos. Compomos juntos e decidimos qual voz tem mais a ver com cada tema.”
As influências vão de Louis Armstrong a Justin Timberlake, passando Chet Baker, Nina Simone e Radiohead.
A banda está a caminho de lançar um novo álbum. Seu mais novo single é “Volta” lançado em 2015.





Lançamento
2019

Lançamento
2017

Lançamento
2025

Lançamento
2014

Lançamento
2024

Lançamento
2020

Lançamento
2023


Lançamento
2013

Lançamento
1981

Lançamento
2020

Lançamento
2019

Lançamento
2018

Lançamento
2015

Lançamento
2023

Lançamento
2013







