Amplexos – Queda Casa Terra
Lançamento
2022
Desde Debussy, cem anos atrás, que se profetiza que os próximos caminhos a serem trilhados pela música serão ditados pelo timbre. Nesse tempo, maneiras cada vez mais sutis e detalhadas de se mexer com o colorido do som apareceram, e agora dominam também a música popular. A banda Amplexos, de Volta Redonda, no interior carioca, se posiciona nessa linha de frente. Numa época em que provavelmente existe mais gente fazendo afrobeat no Brasil do que na Nigéria e em que qualquer pipoqueiro monta uma banda de reggae, fazer uma banda nessa linha que tenha alguma relevância é um trabalho enorme de refinamento musical. E aí está o trunfo da Amplexos. Nesse segundo disco, dub, afrobeat, soul e funk se juntam em ambiências construídas meticulosamente – nada parece fora do lugar. (Continue lendo)
Fonte: hominiscanidae.org

2022

2015

2011

2010
Rock aberto, pop ousado.
Formada no ano de 2004, em Volta Redonda-RJ, a banda Amplexos demorou quase 4 anos para lançar seu primeiro disco.
O disco foi lançado em Dezembro de 2008, apenas virtualmente, no site www.amplexos.com . O site funciona como um “Disco Virtual”, onde é possível baixar gratuitamente as 10 canções que compõem o primeiro álbum da banda, uma espécie de coletânea dos quatro anos da banda, com músicas do início da trajetória do grupo e outras mais recentes.
Em 5 meses, o disco alcançou a boa marca de 2400 downloads, com uma média de 480 downloads por mês, e recebeu destaque no circuito de blogs especializados (“Eu Ovo”, “Um Que Tenha”, “Vício Auditivo”, “Indi.E.Geste” e até no espanhol “Indiecaciones”), revistas eletrônicas (“O Grito!”, “O Dilúvio”, jornal “A Tarde!”) e sites de música independente (“Por Essas Bandas”, “Meio Desligado”, “Rock Post”, “Portal Rock Press” e “3pRock”). Agora, a banda se prepara para testar o disco físico, que será lançado até o meio do ano em SMD.
Apesar das músicas de períodos tão diferentes e que soam, na primeira audição, um tanto diferentes entre si, é possível notar algumas características que amarram todas as faixas, como a música pop, as letras carregadas de sentimentos e a busca por uma linguagem aberta, flertando por muitas vezes com a música brasileira, a psicodelia e o rock sem que isso soe gratuito ou forçado – como acontece com muitas bandas da sua geração.
Em Dezembro de 2008, nas vésperas do lançamento do disco, participaram do Festival “B de Banda”, promovido pelo Jornal do Brasil, fazendo uma apresentação memorável de apenas 3 músicas, que comoveu o público e a crítica. Recentemente, a banda ganhou o “Prêmio Uirapuru” 2009, promovido pela revista gaúcha “O Dilúvio”, na categoria “Melhor Álbum de 2008”, em voto popular (público leitor), mesmo tendo seu disco lançado apenas virtualmente.
Os shows contam ainda com algumas improvisações e canções que não estão no disco (novas ou não), que contribuem em muito para se entender, de fato, o que é a Amplexos: Rock aberto, pop ousado.





Lançamento
2021

Lançamento
2020

Lançamento
2025

Lançamento
2020

Lançamento
2021

Lançamento
2010

Lançamento
2020

Lançamento
2017

Lançamento
2013

Lançamento
2024


Lançamento
1972

Lançamento
2020

Lançamento
2022


Lançamento
2020







