AlĂĄfia – AlĂ©m do LĂĄ
Lançamento
2023
Mais que um grupo, o AlĂĄfia tornou-se um âestilo de vidaâ. Faz jus ao significado do nome do grupo â âcaminhos abertosâ em iorubĂĄ â e tambĂ©m Ă multiplicidade de cada um dos 11 integrantes que formam a banda paulistana. Todos vĂȘm da escola da mĂșsica negra, que vai do fusion-jazz Ă gafieira. No quarto disco, a influĂȘncia mais latente Ă© o samba-soul dos anos 1970, que incorpora a cena Black Rio, samba e a mĂșsica de baile com influĂȘncia do funk e do disco.SĂł pelas influĂȘncias, Liturgia Sambasoul jĂĄ vale o confere. Mas, claro, o grupo tem mais a apresentar… VIA         Â
Fonte: hominiscanidae.org

2023

2022

2017

2015
Tudo começou em 2011, quando o bando AlĂĄfia esquentava afinidades em uma temporada de shows no Bar B, no centro de SĂŁo Paulo. A fala da rua, o frescor dos encontros e o contato profundo com a ancestralidade afro-brasileira entĂŁo se mostraram aspectos fundamentais para a criação do grupo. Urbano, o bando pertence Ă cidade em transe. A mĂșsica do AlĂĄfia (âcaminhos abertosâ em ioruba) surge da digestĂŁo de influĂȘncias diversas, do ponto de encontro entre rap, mĂșsica de terreiro, MPB e funk. Ritmos e melodias dĂŁo forma a uma lĂrica sofisticada que questiona a sociedade atual e nĂŁo deixa indiferente.
ApĂłs lançar um primeiro disco homĂŽnimo em 2013 na Choperia do SESC PompĂ©ia com casa cheia, AlĂĄfia percorreu boa parte da cidade e do estado de SĂŁo Paulo, marcando presença nos CEUs, SESCs e casas de show locais, alĂ©m de participar de eventos importantes como a comemoração do dia da ConsciĂȘncia Negra no Vale do AnhangabaĂș, a Virada Cultural de SĂŁo Paulo e a Virada Cultural Paulista, a abertura da Mostra Cultural da Cooperifa, o Festival JoĂŁo Rock em RibeirĂŁo Preto, a Mostra Cultural da Favela Monte Azul, dentre outros. A banda conquistou tambĂ©m outros estados: o CearĂĄ na Mostra SESC Cariri de Cultura e o Rio de Janeiro dentro do Festival Veraneio no Oi Futuro Ipanema, atĂ© realizar sua primeira apresentação fora do paĂs na Plaza de la RevoluciĂłn em Havana, Cuba.
Com sua originalidade, ganhou destaque na mĂdia e reconhecimento dentro do cenĂĄrio musical. A mĂșsica Mais Tarde entrou na trilha sonora do game da Eletronic Arts âFifa World Cup 2014â e a mĂșsica Em Punga integra a ColetĂąnea New Sounds da revista Songlines (UK). Em maio de 2014, AlĂĄfia lançou o single Quintal acompanhado do seu primeiro videoclipe, com mais de 4000 visualizaçÔes em dois dias.
2015 marca o lançamento do segundo disco, Corpura (YB Music) contemplado pelo programa Natura Musical. Produzido por AlĂȘ Siqueira e Eduardo BrechĂł, o disco traz o compromisso da banda nĂŁo sĂł com a ancestralidade e matrizes brasileiras, mas tambĂ©m com a necessidade do diĂĄlogo sobre a realidade cultural e social do paĂs. QuestĂ”es atuais e relevantes sĂŁo levantadas e musicadas ao passo que o som do AlĂĄfia flerta com a black music carioca dos anos 70 e o funk norte americano e africano. Ă o funk candomblĂ© que atinge sua maturidade. Corpura, ao mesmo tempo que nos incita a refletir, Ă© tambĂ©m um convite a dançar.
AlĂĄfia Ă©:
XĂȘnia França â voz
Jairo Pereira â voz
Eduardo BrechĂł â voz, guitarra e direção musical
Alysson Bruno â percussĂŁo
Victor Eduardo â percussĂŁo
Lucas Cirillo â gaita
Pipo Pegoraro â guitarra
Gabriel Catanzaro â baixo
Gil Duarte â trombone, flauta
Filipe Vedolin â bateria
Fabio Leandro â teclado
Gil Duarte â trombone, flauta





Lançamento
2019

Lançamento
2013

Lançamento
2024

Lançamento
1965

Lançamento
2021

Lançamento
1973

Lançamento
2019

Lançamento
2017
![Vitor AraĂșjo – [[ M-II ]] LTâs Post-Studies](https://cenaindie.com/wp-content/uploads/2025/10/vitor-araujo-m-ii-lts-post-studies-32764-386x386.jpg)
Lançamento
2022

Lançamento
2018

Lançamento
2020

Lançamento
2019

Lançamento
2024

Lançamento
2020

Lançamento
2024








