A Espiral de Bukowski – ERP-P300-CBP Future Great Filter
Lançamento
2016
2015
A Espiral de Bukowski, formada por Cesar Zanin e Mariana Cetra, convida você a explorar ‘Peirce Stroke Misnomer Double Turnstile Tycho’, um álbum experimental lançado em 2015. Composto por sete faixas, a obra mergulha em texturas sonoras complexas e atmosferas envolventes. A dupla cria um universo sonoro que desafia as convenções, combinando elementos eletrônicos, field recordings e improvisação. Ouça ‘Love waves nuts and bolts’ e ‘Freedom and separation degrees in leptoquarks of 54 milky ways’, entre outras faixas que compõem essa experiência sonora única. Uma obra para quem busca algo além do convencional, ideal para apreciadores de música experimental e paisagens sonoras imersivas.
A Espiral de Bukowski, ou apenas AEdB, e’ o projeto de “on-the-spot-music” parido no início de 2012 pelo duo Cesar Zanin e Mariana Cetra (ex-integrantes das bandas paulistanas Magic Crayon e Fotograma), então hibernado por um ano e por fim reformado com outras ideias.
A primeira encarnação do duo foi acústica e está registrada no primeiro EP, Temas entre Ilhabela e São Tome das Letras – 12/2011, gravado no primeiro dia de 2012, num quarto de hostel, e lançado quase um ano depois, com violão, ukulelê, acordeon, pandeirola, escaleta, flauta e chocalho.
Então em 2013 veio a eletrônica, com efeitos e loops (e por um breve período também o uso de guitarra com efeitos e baixo elétrico).
E agora o experimentalismo total a serviço da música feita na hora, inspiracional: síntese, manipulação de frequências, timbres e efeitos, samples, loops, teclados entupidos de efeitos, com melodias doces soterradas.
Não há ensaios.
Os sons sao construídos artesanalmente, tudo “sincronizado” manualmente.
O duo ja fez shows em São Paulo, Jacareí, Sao Jose dos Campos, Curitiba, Porto Alegre, Sao Jose dos Pinhais, Montevideu, Santiago, Valparaiso, Pichilemu e Concepcion.
Para a Cosmopoplitan tour – Mercosul 2013 o duo lançou o vinil Split com a banda Glassbox.
O vinil foi custeado através de crowdfunding e prensado na Alemanha, e foi lançado durante a turnê sul-americana que teve apoio do Ministério da Cultura, com arte gráfica artesanal.
Da sessão de gravação do vinil foi tirado material que originou o primeiro mini-álbum chamado Primeira Sessão no Walden 2013-01-22.
O primeiro álbum cheio foi lançado no fim de 2013 e chama Estranheza, Encanto e Outras Partículas Elementares do Éter que o Vácuo Peidou.
Também houve dois álbuns em colaboração, um com o artista norte-americano Al Jamal e uma jam com os chilenos do A Full Cosmic Sound.
Em 2014 há o lançamento de três álbuns e a participação em três coletâneas:
– Um álbum split entre AEdB e A Full Cosmic Sound, com lançamento pelo selo O Bosque/Woodland e edição limitada em fita cassete produzida na Inglaterra.
– O segundo álbum cheio, chamado B1620-25i, com lançamento pelos seguintes selos: O Bosque/Woodland; Sinewave (SP); TOC (RJ); Grimm Goat (RS); ETCS (Chile); Plataforma (RS); PETROGLYPH MUSIC (Noruega).
– O terceiro álbum cheio, chamado Cones e glóbulos galeiformes de frequência e períodos logarítmicos, com lançamento pelos seguintes selos: O Bosque/Woodland; Plataforma (RS); PETROGLYPH MUSIC (Noruega).
– coletânea Hominis Canidae #46 – Março (2014), do blog Hominis Canidae, de Recife (PE).
– coletânea Feel Guide Vol. 2, do blog de música experimental Caliper Music, de Los Angeles (EUA).
– coletânea V.A – One Minute of no Love, do selo de música experimental Plataforma Records, de Porto Alegre (RS).
O primeiro lançamento de 2015 d’A Espiral de Bukowski, o EP Quanta mole, é um aperitivo para o lançamento do primeiro álbum físico próprio do duo, chamado AEdB.
AEdB (o álbum) tem lançamento previsto para março de 2015.





Lançamento
2014


Lançamento
2021

Lançamento
2011

Lançamento
2011

Lançamento
2021

Lançamento
2024

Lançamento
2001

Lançamento
2019

Lançamento
2011

Lançamento
2015

Lançamento
2025

Lançamento
2016

Lançamento
2019

Lançamento
2020

Lançamento
2024







