Tulipa Ruiz – Habilidades ExtraordinĂĄrias
Lançamento
2022
Nascida em Santos, Tulipa cresceu na cidade mineira de SĂŁo Lourenço. Seu contato com a mĂșsica começou cedo, influenciada pelo pai, Luiz Chagas, jornalista e guitarrista da histĂłrica banda Isca de PolĂcia de Itamar AssumpcĂŁo. Na adolescĂȘncia, a cantora teve um programa de rĂĄdio, fez coral e estudou por cinco anos canto lĂrico com a maestrina Edna de Sousa Neves. Mudou-se para SĂŁo Paulo, onde estudou Multimeios. Apesar de ter integrado bandas durante a faculdade, tratava a mĂșsica como hobby. Formada, trabalhou como ilustradora e redatora por anos atĂ© que começou a participar informalmente de alguns projetos musicais. O convite para o primeiro show, criou a necessidade de ter uma banda.
De lĂĄ para cĂĄ a fĂŁ de Robert Crumb, Manoel de Barros, Joni Mitchell e Yoko Ono, se assumiu cantora. Depois de sua estreia bem recebida no Prata da Casa, Tulipa gravou seu primeiro disco âEfĂȘmeraâ, lançado em show â eleito o melhor do ano pelo jornal Folha de SĂŁo Paulo â no AuditĂłrio Ibirapuera.
O ĂĄlbum foi considerado o melhor disco de 2010 pela revista Rolling Stone, um dos melhores do ano pelo jornal O Globo e um dos melhores da dĂ©cada pela Folha de S. Paulo. A mĂșsica que dĂĄ tĂtulo ao disco faz parte da trilha sonora do FIFA 2011, um dos videogames mais populares do planeta. O sucesso do ĂĄlbum ainda rendeu a Tulipa o tĂtulo de melhor cantora de 2011 no PrĂȘmio Multishow pelo jurĂ especializado, alĂ©m de uma indicação como artista revelação no VMB do mesmo ano. âSĂł Sei Dançar Com VocĂȘâ, faixa do primeiro disco, Ă© trilha sonora de uma das protagonistas da novela âCheias de Charmeâ, da TV Globo.
AlĂ©m dos mais de 150 shows realizados com âEfĂȘmeraâ por todo o Brasil, a cantora se apresentou sete vezes no exterior. Participou do festival belga Europalia e levou seu show a paĂses como Inglaterra, ItĂĄlia, Portugal, França, Dinamarca, Argentina, ColĂŽmbia e Estados Unidos. Na Inglaterra, seu ĂĄlbum ganhou crĂtica positiva no The Guardian, um dos mais importantes jornais do paĂs. âTulipa (âŠ) tem todos os ingredientes para ser a prĂłxima grande celebridade do Brasil, graças a suas cançÔes e sua poderosa presença de palcoâ, analisou o jornalista Robin Denselow. O disco ainda foi eleito pelo jornal britĂąnico The Independent um dos melhores ĂĄlbuns de 2011. Nos Estados Unidos, a cantora contou com a presença, na plateia, de David Byrne, que declarou algumas vezes para a imprensa que Tulipa Ă© uma das cantoras brasileiras da nova geração que mais chama sua atenção.
Em julho de 2012, lançou âTudo Tantoâ. O ĂĄlbum, selecionado no Edital Nacional 2011 do Natura Musical, tem produção de Gustavo Ruiz, arranjos de cordas e sopros de Jacques Mathias. O disco traz onze faixas, incluindo parceria com Criolo, participaçÔes de Lulu Santos, SĂŁo Paulo Underground, Daniel Ganjaman, Kassin e Rafael Castro.
Tulipa jå dividiu o palco com nomes como Milton Nascimento, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, Lenine, Nação Zumbi (Rock in Rio 2011) e a cubana Yusa.







