Rafael Castro – Vaidosos Demais
Lançamento
2024
âLEMBRA?â Lembro. Foi hĂĄ um ano, No Studio SP. Rafael Castro fazia uma pequena participação em um show. Ao meu lado, o compositor PĂ©ricles Cavalcanti começou a ter um ataque:
âOlha o Rafael, olha o Rafael, isso Ă© rock and roll!â.
Não sabia ainda o quanto rock and roll aquele cara com pose setentista podia ser. Mas é. Rafael Castro, o menino de 26 anos que lança seu oitavo (atenção, eu disse oitavo!) disco é um punk caipira.
Prova: esse Ă© seu primeiro disco que vocĂȘ vai poder segurar na mĂŁo. Os outros foram lançados na Internet. Esse Ă© o seu primeiro ĂĄlbum, huum, fĂsico. Rafael reĂșne em âLembraâ 14 cançÔes de rock com letras de um cronista melancĂłlico, que olha para o mundo e suas desgraças e ri com o canto da boca.
O cronista de Lençóis Paulista Ă© um personagem contador de histĂłrias. Ele vĂȘ, em seu passeio âA Menina Carecaâ. âA menina careca/na quimioterapia/ Desconfia da cura/ com quimioterapiaâ, um âSurdo Mudoâ, âEu fico olhando aquele surdo mudo/tentando descobrir o que se passa/em sua cabeça sem barulhoâ. O mesmo trovador punk passeia em um mundo cheio de informação, gente âdescoladaâ, hype (donÂŽt believe, porque Rafael nĂŁo acredita) e continua sorrindo desconfiado. âAtĂ© ouvi um papo de moda/De algo que cĂȘ viu na televisĂŁo/NĂŁo sei se Ă© roupa ou remĂ©dio/Devia ser importante pra dedĂ©u./Eu sĂł conseguia dizer: ah, Ă©? Ah, tĂĄ…â.
Agora, deixe as letras de lado e LEMBRA, Rafael Castro gravou todos os instrumentos desse disco, que tambĂ©m foi produzido por ele, em um estĂșdio que mantĂ©m na casa dos pais em Lençóis Paulista. Sim, ele fez tudo, tudo, tudo. Cantou, escreveu, tocou, gravou. E tambĂ©m quebrou palcos e guitarras. âEu agora tenho uma banda para fazer shows, nĂŁo adianta, sempre quebro uma guitarra, e jĂĄ quebrei palco tambĂ©mâ, ele conta, com o jeito calmo do punk caipira. E quem arruma as guitarras? Quem? Ele mesmo.
Rafael faz tudo, como bom adepto da filosofia do âfaça vocĂȘ mesmoâ. Mas tambĂ©m sabe que os amigos sĂŁo importantes. O disco tem participação de alguns dos principais nomes da cena paulista, como Tulipa Ruiz, Leo Cavalcanti, PĂ©lico, Christian Camilo e Mauricio Pereira.
Mas não, Rafael não faz parte de nenhuma cena. Ele é o trovador punk caipira de Lençóis Paulista que compÔe uma musica atrås da outra, para depois cantar com ironia fina. Rafael Castro é rock and roll.
Nina Lemos, repĂłrter especial da TPM







